UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Fernando Silva
Titulo Expansão e interiorização da Universidade Estadual de Goiás: análise de implantação e reestruturação do Campus de Quirinópolis
Orientador(a) Prof. Dr. JOSE LUIS BIZELLI
Data 31/01/2019
Resumo RESUMO

Esta pesquisa enfrenta a questão da expansão e interiorização da educação superior, tendo como
campo de análise o estado de Goiás, especificamente o município de Quirinópolis. A
preocupação mais ampla é avaliar as perspectivas sócio-políticas que levaram à criação e
implantação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), dentro da estratégia de ampliação de
vagas para a formação universitária no país. Apesar do recorte temporal da investigação
começar em 1999, ano de criação da UEG, atravessando as políticas dos governos de Fernando
Henrique Cardoso (FHC) e Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), período no qual se concentraram
as maiores taxas de expansão da educação superior, a análise de dados concretos será restrita
às estatísticas de 1995 a 2015. Assim, o objetivo geral do trabalho foi analisar o processo de
expansão e interiorização do ensino superior no estado de Goiás, tendo em vista a implantação
e reestruturação do campus de Quirinópolis. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se
documentos emitidos pelo MEC – leis, decretos, resoluções, pareceres – e dados estatísticos
referentes ao ensino superior no Brasil, no estado de Goiás e no município Quirinópolis,
coletados em sites oficiais – como Inep/MEC e SESU. Outra fonte de informação documental
foi o projeto protocolado na Assembleia Legislativa do estado de Goiás – projeto de reforma
administrativa – que dispôs sobre a organização da administração direta, envolvendo ainda
autarquias e fundações do Poder Executivo, de autoria do então governador Marconi Ferreira
Perillo Junior (PSDB). A discussão desse projeto culminou na Lei no 13.456, de 16 de abril de
1999, que criou a UEG. A análise dos documentos se deu no intuito de identificar elementos
para compreender o movimento de interiorização do ensino superior no estado e a criação e
implantação da UEG. De acordo com os dados elaborados, houve um acelerado processo de
interiorização do ensino superior no Brasil e, mais especificamente em Goiás, cuja curva
ascendente de matrículas inicia-se na década de 90 do século passado, com maior força no
interior comparado à capital, provocada por atores governamentais – estaduais e municipais –
e agentes privados. Em Goiás, enquanto os números de matrículas da capital cresceram
210,53%; no interior, cresceram 337,02%, de 1999 a 2014. O estado apresentou também forte
tendência à privatização do ensino superior. No que concerne à UEG, as informações coletadas
demonstram que apenas 26 municípios do estado não são atendidos pela instituição, ou seja, ela
atende o estado em praticamente sua totalidade. Sobre o campus de Quirinópolis, os dados
mostram que ele possui sete cursos voltados à modalidade licenciatura e que mais de 80% dos
professores da rede de educação básica foram formados pelo campus. Isto nos permite afirmar
que o campus de Quirinópolis fornece mão de obra, nas diversas áreas do conhecimento, para
a educação básica.
Palavras-chave: Ensino superior. Interiorização do ensino superior. UEG. Educação superior.
Expansão do ensino superior.

ABSTRACT

This research is located in the field of higher education and, specifically, in the expansion and
internalization of this level of education, having as a starting point the internalization in the
state of Goiás, specifically in the municipality of Quirinópolis. The broader concern is basically
to understand the socio-political perspectives of the educational context in higher education that
involves the creation and implementation of the State University of Goiás (SUG), in the light
of the current context. The temporal cut of the investigation is given, from 1999, year of creation
of the SUG, with an analysis from the governments of Fernando Henrique Cardoso (FHC) and
Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), to believe, be the periods in the highest rates of expansion of
higher education. The main objective of this study is: To analyze the process of expansion and
internalization of higher education in the state of Goiás, with a view to the implantation and
restructuring of the campus of Quirinópolis. For the development of the research, documents
issued by the MEC (laws, decrees, resolutions, opinions) and statistical data concerning higher
education in Brazil, the state of Goiás and the municipality of Quirinópolis, collected on official
websites such as Inep/MEC and Sesu, directing attention to the process of expansion and
internalization of higher education. Another document analyzed refers to the project filed in the
Legislative Assembly of the State of Goiás (administrative reform project), which provides for
the organization of direct administration, also involving the autarchies and foundations of the
Executive Branch, governor Marconi Ferreira Perillo Junior (PSDB), the discussion of this
project, culminated in Law 13456 of April 16, 1999, Law creating the UEG. The analysis of
the documents was done in order to identify elements to understand the movement of
interiorization of higher education in the state, and the creation and implementation of the State
University of Goiás. According to the data presented in this work, there is an accelerated
process of internalization of higher education in Brazil and in specific in Goiás, the number of
enrollments being more expressive, from 1990, in the interior than in the capitals, having as
main actors State governments and private initiative. In Goiás, while the enrollment numbers
of the capital grew 210.53%, in the interior grew 337.02%, from 1999, to 2014. Goias also
presented a trend towards the privatization of higher education. Regarding SUG is concerned,
the data show that only 26 municipalities in the state are not served by the institution, that is, it
attends the state almost in its entirety. About the campus of Quirinópolis, the data show that the
campus has seven courses, all of them focused on undergraduate courses, and that more than
80% of the teachers in the basic education network have a campus education, which allows us
to state that the campus provides manpower in the various areas of knowledge for basic
education.

Keywords: Higher education. Internalization of higher education. UEG. College education.
Expansion of higher education.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara