UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Cecília Luiz
Titulo Docência universitária: memórias femininas e relações de gênero
Orientador(a)
Data 27/02/2004
Resumo Esta pesquisa teve como objetivo principal reconstruir a história de vida de professoras da Universidade Estadual Paulista UNESP, através das fontes orais e da memória, e entender o que significou ser mulher, no Brasil, tanto em espaços públicos (vida profissional) quanto nos privados (vida pessoal) a partir dos anos 60 do século XX. Através dos seus relatos, intentamos construir uma memória coletiva, evidenciando como enfrentaram lutas e conquistaram espaços na universidade. Suas histórias estão inteiramente ligadas à busca de histórias ocultas, história de mulheres. Nas últimas décadas pudemos assistir a uma considerável alteração do papel social da mulher nas sociedades ocidentais. O papel feminino não mais corresponde aos velhos padrões preestabelecidos devido a mudanças que vêm ocorrendo em nossa sociedade. O que significou ser mulher ou quais foram as experiências que marcaram o feminino nas últimas décadas do século XX? Sucesso profissional para as mulheres significou renúncia ou conquista? Por que as professoras universitárias têm mais dificuldades do que os professores para chegar ao ápice da carreira? Tais indagações inspiraram e sustentaram o desenvolvimento deste trabalho que tem, como base teórica, o conceito de gênero, tomando como categoria de análises das memórias colhidas a partir de histórias de vida das professoras. Diferentemente dos primeiros movimentos feministas que acreditavam que homens e mulheres não se diferenciavam, os estudos baseados nessa categoria não defendem uma postura igualitária no que diz respeito às diferenças do próprio sexo, mas acreditam que ambos os sexos devam ter as mesmas oportunidades de forma justa, ou seja, a igualdade precisa existir, apesar das diferenças. Mesmo havendo grandes avanços com relação às questões de gênero e ao mundo do trabalho, entendemos, com os relatos, que os espaços para as mulheres ainda são “caminhos a serem conquistados”.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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