UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Luis Fernando Altenfelder de Arruda Campos
Titulo INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INSTRUMENTALIZAÇÃO DIGITAL NO ENSINO: A SEMIFORMAÇÃO NA ERA DA AUTOMATIZAÇÃO COMPUTACIONAL
Orientador(a) Prof. Dr. LUIZ ANTONIO CALMON NABUCO LASTÓRIA
Data 24/08/2018
Resumo RESUMO


Em um momento histórico em que os dispositivos computacionais substituem progressivamente o homem na execução de atividades cognitivas, esta pesquisa procura refletir, por meio de pressupostos extraídos da teoria crítica, as decorrências sobre o processo de ensino e aprendizagem; e, também sobre as modificações proporcionadas à educação por meio da incorporação de programas digitais voltados a simulações mecânicas de aspectos da inteligência humana. Para realizar essa investigação são recobradas discussões concernentes às relações entre determinação, liberdade e pensamento. Em seguida, são pontuadas elaborações teóricas relevantes para o desenvolvimento da lógica em direção as concepções de máquinas computacionais. A partir da computação delineiam-se os momentos de origem e desenvolvimento das ciências cognitivas e da inteligência artificial. Por fim, a pesquisa volta-se ao exame de como a formação do pensamento é impactada pelo uso de tecnologias educacionais que procuram automatizar tanto atividades intelectivas como parte do trabalho docente.

Palavras chaves: pensamento; Inteligência artificial; tecnologias educacionais; Teoria Crítica
ABSTRACT
In a historic moment when the computing devices progressively replace the man in the performance of cognitive activities, this research seeks to reflect, through assumptions extracted from the critical theory, derivations, on the process of teaching and learning, the amendments provided education through its incorporation of digital programs aimed at mechanical simulations aspects of human intelligence. To accomplish this research are first retrieved discussions concerning the relationship between determination, freedom and thought. Then they are punctuated relevant theoretical elaborations for the development of logic towards the concepts of computing machines. After arriving computing delineates up times of origin and development of cognitive science and artificial intelligence. Finally the research back to the examination of how the formation of thought is affected by the use of educational technologies that seek to automate as intellective activities as part of the teaching work.

Key words: Thought; Artificial Intelligence, Educational Technologies, Critical Theory

Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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