UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Karina Batista
Titulo APRENDIZAGEM, MOTIVAÇÃO E JOGOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
Orientador(a) Silvio Henrique Fiscarelli
Data 28/02/2018
Resumo RESUMO

Esta proposta de pesquisa tem por objetivo investigar a Teoria da Autodeterminação como mecanismo de apoio aos alunos com dificuldades no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental I de escolas públicas estaduais, selecionados pelo CENPE. A investigação busca verificar como a inclusão dos jogos/objetos de aprendizagem, acompanhado de uma proposta pedagógica, pode motivar os alunos em suas dificuldades de aprendizagem. As tecnologias de informação e comunicação vêm sendo consideradas ferramentas importantes para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e a inovação das práticas pedagógicas. Os jogos/objetos de aprendizagem, recursos utilizado nesta pesquisa, são capazes de tornar o processo educativo mais motivador, lúdico e interativo, características que podem ajudar na compreensão dos conteúdos estudados, contribuindo assim com a prática docente. Assim, nesta pesquisa, propomos utilizar os jogos/objetos de aprendizagem durante os atendimentos de forma individual e diferenciada com o grupo de 5 alunos com dificuldades de aprendizagem. Os objetos de aprendizagem serão instalados em 5 notebooks, e utilizados coletivamente pelo grupo de alunos a coordenação e supervisão da pesquisadora. Posteriormente, as observações e dados coletados durante o processo de uso dos Objetos de Aprendizagem serão analisados buscando compreender se houve redução das dificuldades dos alunos e melhoras e ganhos relacionados ao processo se alfabetização.

Palavras-chaves: Alfabetização; dificuldades de aprendizagem; jogos/objetos de aprendizagem, teoria da autodeterminação e motivação.


Abstract

This research proposal aims to investigate the Theory of Self-Determination as a mechanism to support students with difficulty in the literacy process in the initial years of Elementary School I of state public schools, selected by CENPE. The research seeks to verify how the inclusion of learning objects / games, accompanied by a pedagogical proposal, can motivate students in their learning difficulties. Information and communication technologies have been considered important tools to improve the teaching-learning process and the innovation of pedagogical practices. The games / learning objects, resources used in this research, are able to make the educational process more motivating, playful and interactive, characteristics that can help in understanding the contents studied, thus contributing to the teaching practice. Thus, in this research, we propose to use the learning objects / games during individual and differentiated attendance with the group of 5 students with learning difficulties. The learning objects will be installed in 5 notebooks, and used collectively by the group of students the coordination and supervision of the researcher. Subsequently, the observations and data collected during the process of using the Learning Objects will be analyzed in order to understand if there was a reduction of the students' difficulties and improvements and gains related to the literacy process.

Keywords: Literacy; learning difficulties; games / learning objects, theory of self-determination and motivation.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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