UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Anésia Sodré Coelho
Titulo A prática docente do profissional do ensino superior numa realidade contemporânea: uma reflexão
Orientador(a)
Data 04/04/2003
Resumo O objetivo deste trabalho foi o de buscar nos discursos de professores de uma Instituição de Ensino Superior, apontados por seus alunos como possuidores de qualidades desejáveis, aspectos da problemática social que se acham presentes nas práticas pedagógicas na sala de aula e desenvolver uma reflexão sobre a percepção desses professores a respeito de suas próprias práticas.Este trabalho também se propõe como desencadeador de reflexões em parceria com a própria Instituição na qual ele foi desenvolvido.Todos os alunos da Instituição participaram do levantamento das qualidades desejáveis de um professor do Ensino Superior e, numa segunda fase, identificaram seus professores que possuíam tais qualidades e com os quais conversamos em forma de entrevista. Entrevistamos um grupo de 66 professores e com eles discutimos questões sobre suas práticas pedagógicas e seus significados, considerando as exigências sociais no contexto contemporâneo.Seguimos uma metodologia de característica qualitativa.Realizamos uma análise descritiva dos resultados das entrevistas e identificamos categorias gerais e específicas que representam o principal conteúdo nas respostas de cada professor. Em seguida fizemos uma análise reflexiva dos resultados levantando dois temas: Reflexão do professor sobre a sua prática pedagógica e Percepção dos professores sobre o perfil do cidadão profissional exigido no contexto contemporâneo.Concluímos que o trabalho representou um grande passo qualitativo no nosso processo contínuo de profissional docente reflexivo de sua própria realidade, e que isso nos capacitará para uma abordagem da Instituição como um todo, no sentido de poder desenvolver um trabalho efetivo em conjunto com a Instituição, professores e alunos, gerando reflexões sobre o ensino superior, também no seu significado maior no que ele tem de importante no seu significado social.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara