UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Denise Maria Margonari
Titulo O Papel do Humor no Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa
Orientador(a)
Data 11/09/2001
Resumo Esta pesquisa, que se caracteriza como um estudo avaliativo-descritivo, tem como objetivo principal investigar a relevância do papel do humor como um recurso didático facilitador do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, analisando os resultados da sua aplicação por dois professores de Inglês do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de São Carlos, entre os alunos das disciplinas Língua Inglesa 5 e Língua Inglesa 7, durante o primeiro semestre letivo do ano 2000 e estendendo-se até o segundo semestre do corrente ano.
Assim, a investigação foi realizada à luz da bibliografia especializada na área e por meio de instrumentos para a coleta de dados, como observações em sala de aula e registro cursivo no diário da observadora, aplicação de questionários aos alunos e de entrevista semi-estruturada com os professores, além da análise de documentos.
Os resultados obtidos foram muito positivos, pois o humor mostrou-se um recurso didático muito relevante para o processo de ensino-aprendizagem de inglês em um contexto de ensino superior específico, podendo ser utilizado intencionalmente como uma ferramenta auxiliar para a obtenção de uma série de objetivos, entre eles, motivar e facilitar a aprendizagem, reduzindo o "filtro afetivo" (Dulay e Burt, 1977 e Krashen, 1982) dos estudantes, bem como sensibilizar esses futuros professores acerca da importância do desenvolvimento de atividades dessa natureza visando à melhoria da qualidade do ensino de língua estrangeira e à obtenção de melhores resultados em sua futura ou, até mesmo, atual prática pedagógica.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara