UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Elisangela Ferreira Sentanin
Titulo Formação continuada na modalidade a distância: análise do curso de especialização em gestão escolar, oferecido pela UFSCar em parceria com o MEC
Orientador(a) Prof. Dr. RICARDO RIBEIRO
Data 01/08/2017
Resumo Resumo
O presente trabalho fundamenta-se na investigação sobre as principais motivações de
permanência em um curso de especialização em gestão escolar, de um grupo de gestores
do Estado de São Paulo, que concluíram uma formação em serviço na modalidade a
distância. Ao contextualizar o processo de formação de professores no Brasil verifica-se,
na literatura, a necessidade e urgência de políticas de formação voltadas à área
educacional, envolvendo professores e gestores. A educação a distância tem feito este
papel de formadora no sentido de proporcionar uma formação em serviço, com
alternativas de abrangência geográfica e flexibilidade do tempo aos profissionais.
Partindo deste contexto, destaca-se a política instituída pelo Programa Nacional Escola
de Gestores da Educação Básica que, por meio do Curso de Especialização em Gestão
Escolar, visa uma formação continuada de gestores em serviço da educação básica
pública. Mas, ao mesmo tempo em que os cursos de formação são disponibilizados
como forma de proporcionar conhecimento e evolução profissional e pessoal, por meio
de uma educação a distância que possibilita a flexibilidade de tempo, espaço e
localização geográfica, nota-se que poucos profissionais concluem esse tipo de
formação. Sendo assim, objetiva-se responder a seguinte questão: quais as principais
motivações e razões de permanência dos gestores em um curso de especialização em
gestão escolar a distância, como o promovido pelo Programa Nacional Escola de
Gestores da Educação Básica? Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se uma
abordagem metodológica baseada em uma pesquisa bibliográfica e na pesquisa
qualitativa. Como parte da abordagem qualitativa optou-se pelo método do estudo de
campo, que foi realizado com um grupo de gestores da educação básica participante e
concluinte da terceira edição do curso de especialização em gestão escolar, ofertado no
Estado de São Paulo. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevista com
grupos focais. Os resultados mostram que a principal motivação para a concretização de
um curso de formação continuada a distância proporcionada aos gestores de escolas
públicas, está estritamente ligada à evolução na carreira em termos de progressão
salarial e da manutenção do cargo de gestor. Por meio das dificuldades elencadas pelos
participantes também foi possível identificar os fatores que podem levar os profissionais
a desistência de cursos de formação continuada a distância e em serviço e assim,
subsidiar as políticas públicas de formação de professores na definição das estruturas
dos cursos.
Palavras-chave: Educação a distância. Formação docente. Carreira profissional. Gestão
escolar.
Abstract
The present study is based on the investigation of the main reasons for staying in a
specialization course in school management of a group of managers from the State of
São Paulo, who concluded an in-service training in the distance modality. In
contextualizing the process of teacher education in Brazil, the literature shows the need
and urgency of training policies directed to the educational area, involving teachers and
managers. Distance education has played the role of trainer in providing training in
service, with alternatives of geographical scope and flexibility of time for professionals.
Starting from this context, we highlight the policy instituted by the National School
Program of Basic Education Managers, which, through the Specialization Course in
School Management, aims at a continuous training of managers in service of public
basic education. At the same time, however, training courses are made available as a
means of providing professional and personal knowledge and development, through
distance education that allows flexibility of time, space and geographical location, it is
noted that few professionals conclude this type of training. Thus, the objective is to
answer the following question: what are the main motivations and reasons for the
permanence of the managers in a specialization course in distance school management,
such as that promoted by the National School Program of Basic Education Managers?
For the development of the study, a methodological approach was used based on
bibliographic research and qualitative research. As part of the qualitative approach, we
opted for the field study method, which was carried out with a group of participatory
basic education managers and concluding the third edition of the specialization course
in school management offered in the State of São Paulo. For data collection, the
interview technique with focus groups was used. The results show that the main
motivation for the implementation of a continuing distance education course offered to
public school managers is closely linked to career development in terms of salary
progression and the maintenance of the managerial position. Through the difficulties
encountered by the participants, it was also possible to identify the factors that can lead
professionals to drop out of distance and in-service training courses, and thus to
subsidize public policies for teacher training in the definition of course structures.
Keywords: Distance education. Teacher training. Professional career. School
management.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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