UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Helena Jayme Borges
Titulo O Ensino do Piano e o Desenvolvimento da Autonomia: uma experiência inovadora
Orientador(a)
Data 21/06/2001
Resumo O objetivo central desta pesquisa - feita numa abordagem qualitativa, focalizando um estudo de caso - foi verificar se o professor de piano pode enriquecer seu trabalho e equacionar o problema da falta de motivação do aluno para estudar, considerando-se as dificuldades e exigências da aprendizagem desse instrumento musical, especialmente na adolescência, quando o questão da motivação se apresenta como um dos principais problemas para o professor de piano. A hipótese levantada foi a de que isso se torna possível quando o professor consegue oferecer ao aluno um ambiente propício ao desenvolvimento de sua autonomia, cuja aquisição se apresenta, ao mesmo tempo, como condição e produto do ensino do piano, da forma como é proposto neste trabalho. A fundamentação teórica para a pesquisa foi buscada nos trabalho de Piaget e dos autores que estudaram o desenvolvimento da autonomia na criança e no adolescente, considerando, em especial, o ambiente escolar enquanto responsável pela criação de condições favoráveis ao desenvolvimento do aluno. Dessa forma, o trabalho visa, também, como objetivo derivado e complementar, oferecer sugestões para uma metodologia, estratégias e técnicas direcionadas ao ensino do piano, levando em conta o desenvolvimento da autonomia. O objeto de estudo escolhido foi o "Lílian Centro de Música", uma escola de música particular - localizada em Goiânia - que não segue uma metodologia tradicional de ensino do piano. Além dos cinco principais sujeito de pesquisa - a professora Lílian e 4 de seus alunos adolescentes (13 a 16 anos) - duas coadjuvantes foram também entrevistadas. Os dados foram colhidos por meio da observação participante e entrevistas, foram analisados no contexto de uma perspectiva teórica piagetiana, tendo como centro sua concepção de autonomia e das condições necessárias ao seu desenvolvimento em ambiente de ensino. A análise e discussão dos resultados permitiram não apenas confirmar a hipótese central da pesquisa, mas, também, oferecer as sugestões metodológicas propostas.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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