UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ana Carolina Braga
Titulo O desafio da superação do analfabetismo no Brasil: uma análise do Programa Brasil Alfabetizado no município de Araraquara/SP.
Orientador(a) Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu
Data 29/01/2015
Resumo RESUMO

Esta pesquisa apresenta como eixo central a análise do Programa Brasil Alfabetizado. Para tanto, faz-se um resgate teórico do contexto histórico e social da Educação de Jovens e Adultos e a análise da execução do Programa no município de Araraquara/SP. Diante da constatação de que o direito à educação tem sido negado a parcelas importantes da população e tendo em vista o declínio lento das taxas de analfabetismo, voltamos o olhar no sentido de contribuir para a elaboração de políticas e programas que promovam a superação do analfabetismo entre jovens e adultos. Ao realizar a análise do Programa Brasil Alfabetizado, buscamos encontrar dados mais específicos e concretos, e realizar uma “articulação e comparação” com os dados históricos, ampliando os conhecimentos e confirmando (ou não) os pressupostos, a partir de uma análise dos dilemas encontrados. Assim, buscamos obter, com as indagações propostas sobre o objeto de pesquisa, uma melhor compreensão da realidade, ao articular contextos históricos com a realidade específica abordada no contexto de um município e encontrar tendências e gargalos nas políticas públicas visando seu aprimoramento e reformulação.

Palavras – chave: Analfabetismo –Brasil. História da Educação. Programa Brasil Alfabetizado.


ABSTRACT

This research has centered on the analysis of the Literacy Brazil Program. Therefore, it is a theoretical rescue of the historical and social context of the Youth and Adult Education and the analysis of program implementation in the city of Araraquara / SP. Given the fact that the right to education has been denied to important segments of the population and in view of the slow decline in illiteracy rates, we returned the look to contribute to the development of policies and programs that promote overcoming illiteracy youth and adults. When performing the analysis of the Literate Brazil Program, we seek to find more specific and concrete data, and perform a "joint and comparison" with historical data, expanding the knowledge and confirming (or not) the assumptions, from an analysis of the dilemmas found. Thus, we seek to obtain, with the questions proposed on the object of research, a better understanding of reality, to articulate historical contexts with the specific situation addressed in the context of a municipality and find trends and bottlenecks in public policies for its improvement and reformulation.

Key words: Literacy; Public Policies; Adult Education.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara