UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Roseli Cristina da Rocha Manzini
Titulo EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DOCENTE
Orientador(a) Prof. Dr. Edilson Moreira de Oliveira
Data 27/08/2014
Resumo A presente pesquisa de mestrado insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na linha de pesquisa Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas e foi realizada com o objetivo central de investigar as práticas pedagógicas de professoras de Educação Infantil direcionadas à Educação Ambiental. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2013 em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), localizado em um município no interior do Estado de São Paulo. As docentes atuam na fase 6, última fase da Educação Infantil, com crianças de 5 e 6 anos, antes do ingresso ao Ensino Fundamental. Esta pesquisa se enquadra na abordagem qualitativa e a opção metodológica adotada para realizar a coleta de dados foi o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de informações mais adequados para obter as respostas aos questionamentos dentro dessa abordagem de pesquisa, foram a análise documental, a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Na observação participante, uma das técnicas de coleta de dados utilizadas, os passos do método pedagógico propostos pela Pedagogia Histórico-Crítica serviram de guia no momento da interpretação e análise dos dados. Como resultados da pesquisa, concluímos que as professoras dominam os conteúdos relacionados à temática ambiental que ministram em suas aulas, porém, possuem dificuldades em realizar os fundamentos desta pedagogia no seu trabalho pedagógico em sala de aula, principalmente com relação aos encaminhamentos metodológicos.


Palavras-chave: Prática Pedagógica. Educação Ambiental. Educação Infantil. Metodologia. Pedagogia Histórico-Crítica. Educação Escolar.


ABSTRACT
This master research is part of School Education Graduate Program, line of research in teacher training, teaching work and pedagogical practices, and it has the goal to investigate the pedagogical practices of teachers of Kindergarten directed to environmental education. The research was made in the second semester of 2013 in a Municipal Center of Childhood Education (CEMEI), located in a city of States of São Paulo. The teachers work in the phase six, the last stage of Kindergarten education, with children between 5 and 6 years old, before going to Elementary School. This research can be inserted in the qualitative approach and the methodological choice to do the data collection was the case study. The information collection instruments suited to give the answers to the questions of this research approach were the documentary analysis, the observation participant and the semi-structured interview. In the observation participant, one of the techniques used for data collection, the steps of pedagogical method proposed by History-Critical Pedagogy, served as a guide in the moment of interpretation and analyzing of data. The research results showed that teachers dominate the contents related to environmental thematic that they give in their classes; however, they have difficulties in performing the fundamentals of this pedagogy in their pedagogical works in the classroom, mainly in relationship with the methodological referrals.


Key-words: Pedagogical Practice. Environmental Education. Childhood Education. Methodology. History-Critical Pedagogy. Schooling.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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