UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Jardel Costa Pereira
Titulo O Moderno no Progresso de uma Cultura Urbana, Escolar e Religiosa e a Educação Secundária do Instituto Presbiteriano Gammom (1892-1942)
Orientador(a) Profª Drª Rosa Fátima de Souza Chaloba
Data 18/08/2014
Resumo Neste trabalho, faz-se uma análise históriográfica de uma instituição escolar confessional privada. Missionários presbiterianos, vindos dos Estados Unidos da América, iniciaram, na cidade de Campinas-SP, em 1969, o Colégio Internacional, que foi transferido para Lavras-MG em 1892, onde recebeu o nome de “Instituto Evangélico”. Com esta pesquisa pretendeu-se compreender como essa escola foi se constituindo ao longo do tempo, construindo uma cultura escolar diferenciada e marcante para sua época. Um fato determinante para seu desenvolvimento foi sua inserção urbana num momento em que outras tantas instituições já se faziam presentes em terras lavrenses, tendo o apoio de autoridades locais. Com o tempo, foi incorporada aos seus ideais educacionais a missão de contribuir para o progresso não somente da cidade, mas também do Brasil, criando um sistema educacional que abrangeu alunos de vários locais brasileiros. A categoria “moderno” foi objeto de compreensão do progresso da cultura urbana, escolar e religiosa presente tanto na educação secundária como nas outras escolas pertencentes ao Instituto Evangélico, na tentativa de compreender como ela e as outras instituições se autointitulavam assim e eram também intituladas, como fator importante para o desenvolvimento urbano, cultural e religioso. Uma teia de relações foi estabelecida por seus fundadores, Samuel Rhea Gammon e Carlota Kemper, que se dedicaram à evangelização e à direção do Instituto. No estabelecimento de redes de sociabilidade, ambos conquistaram a confiança dos lavrenses e foram inseridos na história da cidade que ajudaram a instruir.

Palavras chave: História das instituições escolares. Cultura escolar, urbana e religiosa. Escola confessional. Educação presbiteriana americana.
Tipo Defesa-Doutorado
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