Pós-Graduação - Educação Escolar
A TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira
Flávia Baccin Fiorante
26/08/2011
O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar dos alunos e alunas do último semestre dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. O intuito é desvendar as condicionantes que os levaram a optar por uma ou outra formação e conhecer a relação dessas com o sucesso ou fracasso nos seus itinerários escolares. Busca-se, também, analisar as diversas frações de classes advindas de meios econômicos e sócio-culturais diferentes. O objetivo foi, então, conhecer seu histórico familiar, suas práticas, comportamentos, estratégias, expectativas em relação à vida acadêmica e profissional. A autora, com essa análise, procura apontar os mecanismos que pudessem garantir, ou não, o êxito acadêmico desses estudantes. Para tanto, a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, a documental e a pesquisa de campo, composta por uma entrevista semi-estruturada. O trabalho é estruturado em quatro partes: na primeira foi feito um estudo sobre os pressupostos legais da formação profissional em Educação Física. Na segunda, são apresentadas informações sobre a cidade de Limeira, sobre as Faculdades Integradas Einstein de Limeira, e sobre o Projeto Pedagógico dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física dessa instituição. Na sequência, realizou-se uma apresentação da matriz teórica sobre os estudos do sociólogo francês, Pierre Bourdieu. Posteriormente, apresenta-se as bases teóricas do método praxiológico bourdiano, utilizado para as análises posteriores. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada, com perguntas abertas, as quais davam margem para respostas bem amplas. Visando atender os objetivos deste trabalho, o roteiro de questões foi elaborado de acordo com as categorias bourdianas, tais como: habitus primário, estruturado, capital cultural, capital econômico, capital social, estratégias escolares etc. Na ultima parte do trabalho apresentou-se a análise da trajetória escolar dos dez alunos e alunas do curso de Educação Física, selecionados para este estudo. Os dados revelaram que, dos dez sujeitos pesquisados, oito são provenientes de camada popular, filhos de trabalhadores braçais, um da camada média e uma da camada média baixa. Nota-se um distanciamento com o sistema de ensino por parte da maioria dos familiares dos sujeitos pesquisados, o que compromete a herança familiar em relação à ascensão escolar dos alunos do curso de Educação Física. No que se refere à trajetória escolar, independentemente do curso, os sujeitos apresentam vários pontos de convergência quanto ao habitus, ao déficit em relação a práticas culturais, à freqüência a eventos esportivos, a empatia com a disciplina Educação Física ao longo do período escolar, à infância regada à vivência esportiva. Esses fatos ajudam a compreender os motivos que podem ter contribuído para a escolha da profissão dos sujeitos pesquisados.

Palavras – chave: Educação- Formação profissional- Educação Física- Trajetória Escolar
Defesa-Doutorado
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