UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Andréia da Cunha Malheiros Santana
Titulo As Necessidades de Formação Continuada dos Gestores e dos Professores de Língua Portuguesa e Inglesa: Algumas Reflexões
Orientador(a)
Data 09/11/2010
Resumo Neste estudo o tema da formação continuada aparece associado à análise de necessidades, conforme a fundamentação teórica utilizada: Rodrigues e Esteves (1993), Silva (2000), Fusari (1997) e Estrela (2006). O objetivo desta pesquisa foi conhecer as necessidades de formação continuada declaradas pelos gestores educacionais (diretores, vices, coordenadores pedagógicos e assistentes educacionais pedagógicos) e pelos professores de língua portuguesa e inglesa de dez escolas municipais da cidade de Araraquara e como ocorrem as iniciativas de formação continuada neste município. Os gestores foram ouvidos mediante questionário, relato de narrativas e entrevistas, a opinião dos professores de língua portuguesa e inglesa foi obtida através de um questionário e o posicionamento da Secretaria Municipal de Educação através de uma entrevista. A pesquisa ainda contou com um estudo da proposta pedagógica de cada unidade escolar. Conforme o relato destes gestores e professores foi possível perceber a distância entre as concepções dos idealizadores das formações representados pela Secretaria Municipal de Educação e o público alvo delas. Os resultados demonstram que as formações oferecidas não correspondem às necessidades vivenciadas por estes gestores e professores, suas concepções e dilemas não são levados em consideração ao se elaborar uma iniciativa de formação continuada.

Palavras-Chave: formação continuada, análise de necessidades, gestores e professores da escola pública
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara