UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Edson Renato Nardi
Titulo Concepções docentes sobre a autonomia
Orientador(a)
Data 30/08/2010
Resumo Este estudo buscou verificar as concepções que um grupo de professores da rede pública estadual possui em relação a autonomia. Para tanto, buscou realizar inicialmente uma análise bibliográfica de autores que amparam o valor e a importância da autonomia. Nesse sentido, localizou nas obras de Kant, Piaget e outros, uma série de argumentações que justificam a necessidade e a importância de uma educação que valorize e estimule a formação de pessoas autônomas. Logo a seguir pusemo-nos a atestar a importância que este tema recebe nas produções científicas contemporâneas. Por fim, fazendo uso de instrumentos qualitativos de pesquisa, acabamos por realizar entrevistas semi-estruturadas para detectar os posicionamentos que professores adotam em relação a este tema. Da análise dos dados acabamos por concluir que o professor associa a autonomia como sendo, sobretudo, a apropriação e domínio de certo conhecimento, que o professor acaba, por muitas vezes, a criar limitações em relação a autonomia do aluno, por considera-la uma espécie de anomia ou desgoverno. Por fim, acabamos por aventar ainda que o professor possui uma certa dificuldade de associar o exercício da autonomia em outras situações do cotidiano que não as vivenciadas no ambiente escolar. Destes elementos, podemos concluir que é necessário o aprofundamento de estudos em relação a este tema e a rediscussão com a sociedade e, especialmente, com o professor, o valor, o significado e a importância da autonomia.

Palavras – chave: Docência, Autonomia, Heteronomia, Sociedade, Escola, Aluno.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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