UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ester Tereza Senger Petroni
Titulo Perfil pessoal e profissional de professores do Ensino Fundamental e Médio: uma investigação com profissionais pertencentes à Diretoria de Ensino de Jaú-SP
Orientador(a)
Data 28/02/2007
Resumo Investigação científica integrada ao Programa de Educação Escolar – Eixo Temático: Trabalho Educativo; Linha de Pesquisa: Trabalho Docente. Trata-se de um estudo empírico objetivado a traçar o perfil de professores. Participaram deste estudo 100 professores do segundo ciclo do ensino fundamental e ensino médio pertencentes à diretoria de ensino de Jaú bem como de um programa de formação continuada oferecido pelo governo do estado de São Paulo em parceira com uma Universidade Comunitária. O questionário foi constituído de 56 itens a serem preenchidos e que foram agrupados em três categorias: 1. identificação pessoal e profissional; 2. acesso à cultura e atualização profissional; e 3. avaliação da profissão e prática docente. O procedimento para a coleta de dados deu-se através da aplicação coletiva e em sala de aula. Após a coleta, os dados foram analisados à luz da estatística descritiva, utilizando-se como recurso a ferramenta SPSS/ForWindows. Através do método estatístico foi possível descrever os dados obtidos para proporcionar discernimento entre o perfil de professores brasileiros e o da amostra estudada. Os principais achados deste estudo apontam para as seguintes características do perfil do professor: a grande maioria constitui-se de professoras, portanto há uma prevalência absoluta do sexo feminino; a faixa etária desta categoria se concentra entre 26 a 45 anos; o tempo de atuação se situa entre 11 e 20 anos; a grande maioria cursou o ensino fundamental e médio na rede pública e a graduação na rede privada; como o rendimento familiar médio aproximado é de 6 a 10 salários-mínimos, é grande a proporção daqueles que possuem computador em casa. No que diz respeito ao acesso à cultura, os participantes apresentaram uma diversidade de atividades culturais, desde ir ao cinema até o show de rock, com distribuição de freqüências diferentes e marcadas por três índices: ir ao cinema, assistir a fitas de vídeo e freqüentar ambientes com música ao vivo, tendo como referência o último ano. Somando-se a estas constatações também podem ser encontrados dados significativos sobre o incentivo à leitura (oriundo primeiramente da mãe, o que pode estar atrelado ao modelo familiar que o professor vivenciou em que a figura materna torna-se responsável pela educação dos filhos). Quanto à atualização profissional, apesar de os professores terem um tempo relativo de atuação profissional e uma parcela significativa ser de efetivos e concursados, nota-se uma discrepância entre a freqüência em eventos científicos e a participação em cursos de formação continuada no sentido de que no cotidiano do professor, com o número de aulas semanais, excessivas atividades extraclasse, e falta de recursos financeiros, pressupõe-se ser mais fácil participar de eventos que acontecem esporadicamente do que participar de curso de capacitação, que normalmente ocupa os finais de semanas e/ou vários dias na semana. No que diz respeito à avaliação da profissão, ressalta-se a pequena inserção do professor na tomada de decisões, a avaliação pela sociedade e pela categoria como um incremento para a construção do autoconceito negativo da profissão, gerador de fatores de insatisfação e, por conseguinte, do mal-estar docente. Quanto aos fatores próprios do exercício docente, analisei questões relativas basicamente ao planejamento, manejo da prática pedagógica e avaliação, encontrando entre elas pontos de discordância e semelhanças, o que evoca múltiplas discussões de cunho teórico e prático.

Palavras-chave: perfil pessoal e profissional, atualização e acesso à cultura, avaliação da profissão e prática docente.


ABSTRACT
Scientific investigation integrated to the program on Education – Thematic Focus: Educational Work; Research Focus: Teacher Work. This empirical study aims at tracing teachers’ profile. The study involved 100 teachers of elementary school (segment II) and secondary school, who belong to the education bureau of Jaú and who attend a São Paulo state sponsored course of continual formation held in partnership with a regional Community University. The questionnaire was formed by 56 items grouped in three categories: 1. personal and professional identification; 2. access to culture and professional update; and 3. assessment of the profession and of the teaching practice. The procedure for data collection occurred by collective application in the classroom. Data were then analyzed in light of descriptive statistics using SPSS/ ForWindows, allowing us to describe the data obtained to provide discernment between the Brazilian teachers profile compared to that of the sample under study. The main findings point that: most teachers are female, indicating to an absolute prevalence of women in the area; the more prevalent age range is between 26 and 45 years; the time in service is found between 11 and 20 years; most subjects attended public schools during elementary and secondary education but attended private institutions of higher education; since the approximate average family earnings is of 6 to 10 minimal salaries, the proportion of teachers who have a computer at home is high. In terms of access to culture, participants present a diversity of cultural activities such as going to the movies or to rock concerts, with different frequency distribution marked by three indexes: going to the movies, watching videos at home, and going to places with live music playing, where the reference was last year. Together with such findings other meaningful data related to reading habits were found. Stimulation to reading in childhood was found to come primarily from mothers, what may be linked to the family model in which teachers lived having the maternal figure as responsible for children education. In terms of professional update, even though teachers show a relative long time of professional service with most of them in tenure status, it was observed a discrepancy between attendance in scientific events and the participation in courses of continual formation. The quotidian of teachers involves a large number of classes per week, excessive extra activities, and lack of financial resources, leading to the presupposition that it would be easier to attend events that happen eventually than participating in courses of formation that usually take various days of the week or half the weekends. In what concerns the assessment of the profession, it should be highlighted the small insertion of the teacher in pedagogical decisions, the evaluation by society and peers as an increment to the construction of a negative self-conception of the profession, what generates factors of dissatisfaction and teacher ill-being. In terms of the factors which are proper of teaching, this study analyzes issues related basically to pedagogical planning and practice as well as evaluation, finding points of discordance and similarities that evoke multiple discussions of a theoretical and a practical nature.

Key words: personal and professional profile, professional update and access to culture, assessment of the profession and of the teaching practice.
Tipo Defesa-Mestrado
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