UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Isabel Perez
Titulo História de uma instituição pública de ensino secundário: implicações da democratização do ensino na cultura escolar.
Orientador(a)
Data 11/12/2006
Resumo Partindo da análise da expansão do ensino secundário na cidade de Araraquara e no interior de uma unidade escolar, este trabalho objetiva verificar em que medida o processo de democratização do ensino modificou e transformou a cultura escolar da instituição educativa, influenciou as práticas instituídas e consolidadas ao longo do tempo e interferiu no funcionamento interno da unidade escolar. A análise dos documentos possibilitou-nos concluir que houve uma ampliação radical das oportunidades educacionais, principalmente a partir do ano de 1968, quando medidas importantes foram implementadas pela política educacional do Estado. Essa ampliação, porém, firmou-se apenas na garantia de acesso e na expansão da matrícula, uma vez que a permanência de práticas historicamente cristalizadas no seio da escola secundária criou obstáculos à democratização do ensino, impedindo que parte considerável dos alunos completasse o processo de escolarização. A entrada maciça de alunos e professores no ensino público ginasial secundário desestruturou, de maneira significativa, toda uma cultura escolar que há décadas servia a interesses completamente distintos dos que agora eram atribuídos a esse ramo de ensino. O relativo fracasso das propostas democratizadoras deveu-se, em parte, ao fato de os reformadores não terem considerado, no momento de implantar medidas educacionais de tão grande impacto, o peso das tradições e a bagagem histórica das instituições educativas secundárias.


PALAVRAS-CHAVE: Ensino secundário; Democratização do ensino; Cultura escolar.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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