UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Aline Cristina Ferreira
Titulo O significado da comunidade humana autêntica na sociologia de Lucien Goldmann: um pensamento na contracorrente das ideias dominantes
Orientador(a) Profª Drª Maria Ribeiro do Valle
Data 17/03/2023
Resumo RESUMO
A pesquisa teve como principal objetivo compreender e explicar o conceito de comunidade humana autêntica no conjunto da obra de Lucien Goldmann, isto é, nos seus escritos de 1945/1948 a 1970. Há poucos trabalhos que tratam diretamente desta ideia, ao passo que ela é mencionada com frequência na produção intelectual do autor. Assim, partimos da seguinte problemática: quais são as implicações do conceito de comunidade humana autêntica na produção sociológica de Lucien Goldmann? Como isso se manifesta concretamente nas suas obras? Defendemos, em nossa argumentação, que a comunidade humana autêntica é a espinha dorsal da sua teoria como um todo. Sustentamos, portanto, que não há uma divisão teórica substancial, antes e após o maio de 1968, como geralmente sugerem seus intérpretes. Constatamos que a ideia de comunidade é formada por um conjunto de princípios que devem existir em uma sociedade emancipada. Tais princípios são os de liberdade e igualdade reais, ou seja, pressupõem a abolição do Estado, da propriedade privada e das classes sociais. Analisamos como esses argumentos aparecem na sua sociologia, especialmente a partir do conceito de aposta e da noção de história como devir. Com isso, abordamos como Goldmann constituiu uma perspectiva política específica, a qual criticava veementemente as sociedades socialistas burocratizadas, sobretudo a União Soviética, além da sociedade capitalista tecnocrática e o processo de reificação. Em sua sociologia do conhecimento, demonstramos que a concepção comunitária está presente a partir da criação de uma epistemologia que necessariamente se engaja com a transformação social, unindo teoria e prática. Por isso, contrastamos tal produção com o positivismo e o estruturalismo, correntes acadêmicas hegemônicas de sua época, contrárias aos princípios humanistas. Em relação à sua sociologia da literatura, demonstramos que embora haja um certo simplismo na sua análise do romance, esse fato não pode ser generalizado para toda a sua concepção teórica sobre o assunto. Desse modo, apresentamos igualmente os seus artigos sobre o teatro nos quais a revolta social é abordada, indicando, inclusive, o papel da literatura na luta pela consciência de classe, visando a transformação social. Partimos do pressuposto segundo o qual a produção intelectual é uma produção social. Por isso, abordamos a biografia deste autor, o seu contexto sócio-histórico e as discussões acadêmicas nas quais ele estava inserido, fundamentando o porquê de se posicionar na contracorrente das ideias dominantes. O diagnóstico final da tese apontou para a relevância de sua teoria na atualidade, em um mundo cada vez mais fragmentado e individualista. Lucien Goldmann nos apresenta recursos para avaliarmos e criticarmos a sociedade rumo a uma nova forma social. Tais ferramentas se desenvolvem exatamente a partir da sua concepção de comunidade humana autêntica. É importante ressaltar que todas essas questões são tratadas de modo a reconhecer as suas contribuições, mas também apontando e criticando suas limitações.
Palavras-chave: Lucien Goldmann; comunidade humana autêntica; aposta; devir histórico; sociologia do conhecimento; sociologia da literatura.

ABSTRACT
The research aimed to understand and explain the concept of authentic human community in Lucien Goldmann’s theory, that is, in his writings from 1945/1948 to 1970. Few works deal directly with this idea, which is frequently mentioned in the author’s intellectual production. Thus, the question of our research was: what are the implications of the concept of authentic human community in Lucien Goldmann’s sociological production? How does it appear in his works? We argued that the authentic human community is the basis of his theory as a whole. We argue, therefore, that there is no theoretical division, before and after May 1968, as its interpreters usually suggest. We find that the community is formed by a set of principles that must exist in an emancipated society. These principles are those of real freedom and equality, that is, they presuppose the abolition of the state, private property, and social classes. We analyze how these arguments appear in his sociology, especially from the concept of wager and the notion of history as becoming. Thus, we present Goldmann’s critique of bureaucratized socialist societies, especially the Soviet Union, as well as technocratic capitalist society and the process of reification. In his sociology of knowledge, we demonstrate that the communitarian conception is present in his epistemology that engages with social transformation, with the union between theory and practice. Therefore, we contrast his vision with positivism and structuralism, dominant academic currents of his age, which are contrary to humanistic principles. About his sociology of literature, we show that although there is a simplism in his analysis of the novel, this fact cannot be generalized to his entire theoretical conception on this subject. In this way, we also present his articles about theater in which social revolt is addressed, also indicating the role of literature in the struggle for class consciousness, aiming at social transformation. We start from the assumption that intellectual production is a social production. Therefore, we approached the biography of this author, his socio-historical context, and the academic discussions in which he was inserted, substantiating why he positioned himself in the countercurrent of the dominant ideas. The final consideration of the thesis pointed to the relevance of his theory today, in an increasingly fragmented and individualistic world. Lucien Goldmann presents concepts to evaluate and criticize society towards a new social form. These concepts are developed from his conception of authentic human community. It is important to emphasize that all these issues are described by us to recognize their contributions, but also point out and criticize their limitations.
Keywords: Lucien Goldmann; authentic human community; wager; history as becoming; sociology of knowledge; sociology of literature.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara