UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Djaine Damiati
Titulo A invenção do indivíduo pós-humano: a imaginação, a competência e as expectativas de ser outro nas capas das revistas Superinteressante e Galileu
Orientador(a) Profa. Dra. ANA LUCIA DE CASTRO
Data 31/08/2017
Resumo RESUMO
Com base na análise temática e de conteúdo das capas das
revistas Superinteressante e Galileu, publicadas entre os anos de 2004 e 2014,
este trabalho procura apontar algumas das estratégias de produção de um
determinado sentido da realidade social, utilizadas pelas principais
representantes do gênero midiático no Brasil. A pesquisa também se propõe a
demonstrar o modo como este tipo de publicação constrói uma discursividade
coerente com a lógica da racionalidade neoliberal, que por sua vez, não apenas
modificou o senso de realidade social nas últimas três décadas (gerando a
afirmação hegemônica dos valores do hiperindividualismo, da competitividade
extrema, do livre mercado, das virtudes inatas do mercado), como também,
produziu uma nova forma de vida, uma nova subjetividade: o ser humano
compreendido como um empreendedor de si mesmo, um capital humano que
deve sempre ser valorizado e potencializado. A pesquisa percorre o universo das
capas que retratam, de diferentes formas, as possibilidades oferecidas pelas
tecnociências em direção ao “aprimoramento” humano e à criação de uma nova
antropologia humana. Nosso objetivo é mostrar como estas revistas assumem
estratégias cognitivas que procuram 1) atenuar o sentimento de insegurança e
incerteza frente ao futuro nas sociedades pós-industriais, sugerindo técnicas
científicas para o alcance da competência necessária para que o indivíduo
consiga sobreviver em meio à competitividade dos tempos atuais, 2) atuar no
sentido de alterar nossa gramática moral, ao tentar suprimir o criticismo por meio
de seu discurso, sob o pretexto de nos auxiliar a lidar com as dificuldades
geradas pela constante aceleração social, 3) criar novos horizontes de
expectativas e desejos, procurando gerar no indivíduo a superação de restrições
quanto ao consumo e a utilização das biotecnologias emergentes. A contribuição
da pesquisa, consiste primordialmente no esclarecimento do intrincado processo
que leva à subjetivação da antropotécnica que se realiza por meio de
articulações entre ciência, mercado e mídia, promovendo novas e mais
complexas formas de alienação.
Palavras-chave: pós-humano; biotecnologias; mídia; imaginação; neoliberalismo
ABSTRACT
The invention of the post-human individual: imagination, competence and
expectations of being other in the covers of Superinteressante and Galileu
magazines
Based on thematic and content analysis of the covers of Superinteressante and
Galileu magazines published in the period between 2004 and 2014, this research
intends to point some production strategies used by the main media
representatives in Brazil when it comes to the creation of a specific sense of
social reality. The research also proposes to demonstrate the means by which
this kind of publication builds a discursivity that is coherent with the neoliberal
rationality which, in turn, not only modified the sense of social reality in the last
three decades by generating the hegemonic affirmation of Hyperindividualism’s
values, extreme competition, free market and innate market virtues, but also
produced a new way of life, a new subjectivity: the human being as its own
entrepreneur, as human capital that must always be valued and enhanced. This
work deals with the magazine cover universe that portrays in different ways the
possibilities offered by the technosciences towards human “enhancement” and
the creation of a new anthropology. Our objective is to show how these
magazines make use of cognitive strategies that seek to 1) attenuate the
insecurity feeling and the uncertainty regarding the future in post-industrial
societies by suggesting scientific techniques to achieve the necessary
competence for the individual to survive in the midst of competitiveness
nowadays; 2) alter our moral grammar by trying to suppress criticism through its
discourse on the pretext of helping us deal with the difficulties created by constant
social acceleration; 3) create new horizons of expectations and desires by trying
to generate in the individual the overcoming of restrictions on consumption as
well as the use of emerging biotechnologies. The research’s contribution consists
primarily in elucidating the intricate process that leads to the anthropotechnics
subjectivation, which occurs through articulations between science, market and
media, promoting new and more complex forms of alienation
Keywords: post-human; biotechnologies; media; imagination; neoliberalism
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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