UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Isabel Cristina dos Santos
Titulo O QUE EXU TEM A VER COM A ESCOLA?
Orientador(a) Prof. Dr. DAGOBERTO JOSE FONSECA
Data 03/11/2016
Resumo RESUMO
O presente trabalho está inserido no campo dos estudos da temática da Lei Federal 10639/03, correlacionando-a especificamente com a disciplina de Sociologia ofertada no ensino médio. Sendo assim, esta pesquisa diz respeito aos aspectos do orixá Exu, nos cultos das religiões afro-brasileiras, principalmente o Candomblé e a Umbanda. Objetivo geral desta dissertação foi investigar a possibilidade de abordagem dos aspectos do orixá Exu como conteúdo específico da disciplina de Sociologia do ensino médio, tendo como referência a Lei Federal 10.639/03, e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica dessa disciplina no Estado do Paraná. Os objetivos específicos da presente dissertação foram: compreender em que medida a antropologia evolucionista contribuiu para o desenvolvimento do racismo e da intolerância aos povos africanos, afro-brasileiros e suas culturas; compreender a influência da escola evolucionista nos estudos antropológicos brasileiros e entender o processo de mudanças de paradigmas da antropologia brasileira. Buscando a validade empírica da presente dissertação, fundamentamos a metodologia na teoria de Weber (2001), visto que concordamos com o autor em relação ao modo de investigação do fenômeno social, tentando aplicá-lo para compreensão do fenômeno social em questão. Utilizamos vários procedimentos, dentre eles a pesquisa bibliográfica (documentários, seleção de livros, artigos e leis) e a elaboração de um roteiro de entrevistas estruturadas, com questões abertas, direcionadas aos professores, à direção e aos pedagogos da coordenação de colégios do ensino básico. Nesta pesquisa, consideramos o quanto a educação deve contribuir para desfazer o mal-entendido que ocorreu com o orixá Exu, sob pena de continuarmos como uma visão etnocêntrica sobre Exu e as religiões afro-brasileiras. Nesse âmbito, apresentamos ao leitor algumas das pesquisas mais importantes sobre Exu. O diferencial de nossa pesquisa está na demonstração da relação entre Exu e a Lei 10639/03, evidenciando que é possível abordar o tema como conteúdo específico, fundamentado também nas diretrizes curriculares da disciplina de Sociologia do estado do Paraná. A contribuição da presente pesquisa também se efetiva nas sugestões de como seria possível relacionar Exu com os conteúdos específicos da disciplina em questão. Foram realizadas nove entrevistas com professores do ensino médio, de várias disciplinas, de dois colégios estaduais (alguns ministram aulas em mais de um colégio) da Região Metropolitana de Maringá, norte do Paraná, durante o mês de novembro do ano de 2015. Houve também a observação (base da pesquisa etnográfica) de um evento da Semana da Consciência Negra em um dos colégios em questão, neste dia foram realizadas quatro entrevistas, no mesmo mês, foram entrevistados mais cinco professores. As respostas desses profissionais e a pesquisa etnográfica do evento proporcionaram o conhecimento das dificuldades que os professores enfrentam ao abordarem temas relacionados às religiões afro-brasileiras nas aulas, mas, principalmente nos revelaram maneiras de abordar os aspectos do orixá Exu como conteúdo específico.
ABSTRACT
This work is inserted in the field of thematic studies of Federal Law 10639/03. correlating specifically with Sociology discipline offered in high school. Therefore, this research concerns the aspects of Orisha Eshu, the cults of the african-Brazilian religions, especially Candomblé and Umbanda.The general objective of this work was to investigate the possibility of approaching aspects of Orisha Eshu as specific content of high school sociology discipline, with reference to the Federal Law 10,639 / 03 and the Curriculum Guidelines for Basic Education of the discipline in the state of Paraná. The specific objectives of this dissertation were: to understand to what measure evolutionary anthropology contributed to the development of racism and intolerance to African people, african-Brazilians and their cultures; understand the influence of evolutionary school in the Brazilian anthropological studies and understand the process of paradigm shifts of Brazilian anthropology. Seeking the empirical validity of this dissertation, we base the methodology in Weber's theory (2001), as agreed with the author in relation to the social phenomenon research mode, trying to apply it to understanding the social phenomenon in question. We use several procedures, including literature searches (documentaries, selection of books, articles and laws) and the elaboration of a guide for structured interviews with open questions, directed to teachers, the direction and pedagogues of coordination of basic education schools .In this research, we consider how education should help dispel the misunderstanding that occurred with the Orisha Eshu, otherwise continue as an ethnocentric view of Eshu and african-Brazilian religions.In this context, we present the reader with some of the most important research on Eshu. The differential of our research is the demonstration of the relation between Exu and Law 10639/03, showing that it is possible to approach the theme as specific content, also based on the curriculum guidelines of the discipline of the state of Paraná Sociology. The research contribution is also actualize in suggestions for how could relate Eshu with the specific contents of the subject in question. Nine interviews were conducted with high school teachers in several disciplines, two state schools (some give classes in more than one school) the metropolitan region of Maringa, north of Paraná, during the month of November 2015.There was also the observation (based ethnographic research) of a Black Consciousness Week event in one of the schools in question, this day four interviews were conducted in the same month were five teachers interviewed. The responses of these professionals and ethnographic research of the
event provided the knowledge of the difficulties that teachers face in addressing issues related to african-Brazilian religions in class, but mainly revealed in ways to address aspects of the Orisha Eshu as specific content.
Tipo Defesa-Mestrado
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